Tenho conversado muito com alguns profissionais que tem o desejo de se tornar referência nas plataformas digitais. Nessas conversas, percebi que há um GRANDE preconceito com o termo "digital influencer". Um cliente para quem presto consultoria foi claro em me dizer que não ser aquela pessoa que posta fotos e faz caras e bocas.
É preciso ficar claro que existem influenciadores digitais em TODAS as áreas. Os influenciadores não são apenas life por style - que são as mais conhecidas. Calma que vou explicar isso para vocês. Influenciador Digital é a pessoa que exerce influencia em determinada área ou determinado assunto.
Assim, aquela pessoa que você costuma buscar no youtube para ver tutorial sobre como montar alguma coisa em casa; aquele rapaz que dá dicas e explica tendências de celulares e tecnologia; a moça que dá dicas de maquiagem e fala das tendências; a senhora que ensina a fazer tricô são todos influenciadores digitais. Isso por que a sua opinião e a sua maneira de fazer algo ou de usar algo acaba influenciando muitas pessoas a fazer igual ou a tomar decisões.
É óbvio que há influenciadores com maior ou menor relevância. E também é preciso deixar claro - e isso é bem importante - que há alguns segmentos em que os influenciadores conquistam um destaque maior. A MODA é um desses segmentos. E é por isso que grande parte das influenciadoras mais conhecidas atua nesse segmento e muitas outras buscam espaço neste setor.
(Um parêntese)
É preciso abrir um parêntese para dizer que o trabalho desenvolvido pelos departamentos de marketing de moda sempre contam com a atuação das influenciadores. É um trabalho muito bem elaborado e estruturado que tem dado provas que é muito eficiente.
Para comprovar isso, vou dar o exemplo de uma amiga que possui uma loja de sapatos, em Palmas - capital do Tocantins. No estoque da loja - que se chama Bendita Sapatos - havia uma sandália com grade completa. Após a Thássia Naves - que é uma das influenciadoras brasileiras com destaque mundial - a loja vendeu em dois dias todos as peças disponíveis na loja.
Voltando ao nosso assunto
A literatura de marketing contemporâneo, encontrada na internet- que é o maior meio de propagação de pesquisas e conteúdos sobre o marketing digital - sempre aponta para a importunância do marketing de influência. Nem preciso dizer que este é o trabalho das influenciadoras.
É óbvio que fechar campanhas com nomes como Thássia Naves, Camila Coelho, Alice Salazar entre outras não é tão em conta. Porém é preciso estar atento para as influenciadoras e influenciadores locais. Eles também podem ser decisivos na compra e no sucesso da campanha.
É preciso ficar claro que existem influenciadores digitais em TODAS as áreas. Os influenciadores não são apenas life por style - que são as mais conhecidas. Calma que vou explicar isso para vocês. Influenciador Digital é a pessoa que exerce influencia em determinada área ou determinado assunto.
Assim, aquela pessoa que você costuma buscar no youtube para ver tutorial sobre como montar alguma coisa em casa; aquele rapaz que dá dicas e explica tendências de celulares e tecnologia; a moça que dá dicas de maquiagem e fala das tendências; a senhora que ensina a fazer tricô são todos influenciadores digitais. Isso por que a sua opinião e a sua maneira de fazer algo ou de usar algo acaba influenciando muitas pessoas a fazer igual ou a tomar decisões.
É óbvio que há influenciadores com maior ou menor relevância. E também é preciso deixar claro - e isso é bem importante - que há alguns segmentos em que os influenciadores conquistam um destaque maior. A MODA é um desses segmentos. E é por isso que grande parte das influenciadoras mais conhecidas atua nesse segmento e muitas outras buscam espaço neste setor.
(Um parêntese)
É preciso abrir um parêntese para dizer que o trabalho desenvolvido pelos departamentos de marketing de moda sempre contam com a atuação das influenciadores. É um trabalho muito bem elaborado e estruturado que tem dado provas que é muito eficiente.
Para comprovar isso, vou dar o exemplo de uma amiga que possui uma loja de sapatos, em Palmas - capital do Tocantins. No estoque da loja - que se chama Bendita Sapatos - havia uma sandália com grade completa. Após a Thássia Naves - que é uma das influenciadoras brasileiras com destaque mundial - a loja vendeu em dois dias todos as peças disponíveis na loja.
Voltando ao nosso assunto
A literatura de marketing contemporâneo, encontrada na internet- que é o maior meio de propagação de pesquisas e conteúdos sobre o marketing digital - sempre aponta para a importunância do marketing de influência. Nem preciso dizer que este é o trabalho das influenciadoras.
É óbvio que fechar campanhas com nomes como Thássia Naves, Camila Coelho, Alice Salazar entre outras não é tão em conta. Porém é preciso estar atento para as influenciadoras e influenciadores locais. Eles também podem ser decisivos na compra e no sucesso da campanha.
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