Exposição fotográfica retrata visão aérea do Setor Oeste

O Setor Oeste, um dos bairros mais antigos de Goiânia, visto com um novo olhar é a proposta do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Pedro Nasser Caetano, 31 anos. Ele conta que o que começou como uma tarefa profissional há quatro anos - é engenheiro civil e usava drones para acompanhar o andamento das obras - acabou se tornando um hobby apaixonante e uma exposição que será aberta hoje (22), às 18 horas, na Praça do Reserva Newest, localizada na Avenida Portugal, esquina com a Rua 12, no Setor Oeste. 
“Foi amor à primeira vista, me encantei pela fotografia”, revela o engenheiro que traz em suas fotos uma visão que poucas pessoas têm de sua cidade, a do alto. “Geralmente as pessoas ficam surpresas, não acreditam que os lugares retratados nas minhas fotos são aqueles que conhecem, pois fica bem diferente do que estão acostumadas a ver”, ressalta. A realização da exposição “New View” partiu de um convite da Brasal Incorporações, que queria fazer uma homenagem à Goiânia em seu aniversário de 86 anos. 
 A empresa que realiza a exposição, desde que chegou a Goiânia, em 2011, vem  promovendo e apoiando várias ações culturais e de interação com a comunidade goianiense. Em 2015, a Brasal, inclusive, promoveu um concurso de fotografia, também em comemoração ao aniversário da capital. “Desde que chegamos aqui temos nos empenhado em buscar o engajamento da população que tão bem nos recebeu. Abrimos nossos terrenos para abrigar eventos e para oferecer equipamentos públicos, como praças e pet places para uso da população. Esta é mais uma iniciativa de interação com a comunidade e um presente para o aniversário da cidade”, destaca Thiago Galvão, gerente regional da Brasal.

HomenagemA oportunidade de homenagear sua cidade natal também motivou Pedro a aceitar o desafio de montar a exposição. “A idade adulta é um misto do que já vivemos e das expectativas que criamos para o futuro. Apesar de estar completando 86 anos, gosto de pensar que, com a devida proporção, Goiânia passa pela mesma etapa da vida que eu”, compara o fotógrafo sobre si mesmo e a capital onde nasceu. Serão 14 fotos produzidas em sete painéis para serem expostos no pergolado da Praça Newest, que retrataram o segundo bairro mais antigo de Goiânia e o quarto mais populoso, conforme dados do IBGE.

O bairro histórico que começou a ser urbanizado nos anos 1950, teve seu ápice de crescimento e verticalização até os anos 1980.  Depois disso, cedeu esse protagonismo para outros setores que estavam em desenvolvimento, como o Bueno e, mais recentemente, o Jardim Goiás e o Marista. Mas agora volta a atrair novos empreendimentos. O Setor Oeste, além de ser um dos bairros mais nobres da região sul de Goiânia, se destaca por estar entre dois antigos e importantes parques da cidade: o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas. “Esse é um bairro que poucos conhecem a história, apesar de ser bem movimentado, inclusive aos finais de semana, com seus parques e praças. Então, foi um desafio gratificante para mim, pois quis levar uma nova perspectiva para as pessoas”, relata o engenheiro e fotógrafo na horas vagas.

Comentários