Brigitte Bardot imortalizou o xadrez Vichy |
Você sabe o que é o xadrez vichy? Imagino que como milhares de brasileiros você não faça ideia do que seja esse termo que tomou conta das editorias de moda. O xadrez vichy nada mais é que aquele xadrez de toalha de mesa.
Isso mesmo: o queridinho do verão é aquele xadrez com que já estamos acostumados e que muitas vezes já desprezamos. O mundo da moda da muitas voltas.
De onde veio a tendência?
O Xadrez Vichy era um tecido listrado importado da Índia à Europa. No século XVIII, ganhou a versão xadrez quando passou a ser produzido na Inglaterra.
A denominação Vichy deriva do nome da cidade francesa conhecida pela vasta produção do tecido. Essa tendência tem uma enorme trajetória pela história da moda.
Brigitte Bardot em vários momentos com a estampa |
Vai desde a sua utilização em tempos de guerra, a grande relevância nos anos 50 com o auge do estilo pin-up e sua ascensão através do vestido de noiva de Brigitte Bardot em 1959.
Esta estampa é considerada por alguns profissionais de moda como conceito surpreendentemente pluralizado.
A estampa
Super feminina, a estampa é cheia de charme e remete à uma toalha de piquenique. O que o diferencia dos demais tipos de xadrez é a sua forma simplificada, com uma divisão clara entre as cores e espaçamentos bem definidos.
O xadrez vichy é clássico e atemporal, por isso pode ser usado pelas mulheres dos mais variados estilos. Nas passarelas, ele aparece tanto na sua forma tradicional
quanto em releituras mais estilizadas. Marcas como Au Jur Le Jur e Carolina Herrera estão entre as que apostam na tendência, que é a cara do verão.
A estampa no verão 2018
No verão europeu as peças com este xadrez chegaram com tudo. E permanecem em saias, macaquinhos, calças, cropeds e camisas em nosso verão.
É um aposta alegre, criativa, estilosa e clássica. Abaixo, seguem dicas de como usar essa tendência com muita elegância.
Vestido com a estampa |
Camisa, saia, calça e vestido na tendência Vichy |
Comentários
Postar um comentário