"Força de vontade e deixar a preguiça de lado são fundamentais", diz mulher que deixou o sedentarismo e adotou ritmo de atleta

Olhar no espelho e ver uma aparência saudável e de acordo com os padrões estéticos é o sonho de milhares de brasileiros. Mas isso requer determinação, esforços e uma mudança radical em hábitos alimentares e de rotina. E, parece que poucos brasileiros estão dispostos a isso.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2015, o índice de brasileiros que praticam algum tipo de esporte ou atividade física regularmente não chega a 40%. Apenas 37,9% dos entrevistados não foram sedentários no ano anterior à pesquisa, entre setembro de 2014 e setembro de 2015. O número corresponde a 61,3 milhões dos 161,8 milhões com a idade da amostra. Isso quer dizer que 60% da nossa população é sedentária.

Os dados suplementares são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O esporte mais praticado é o futebol, com 39,3% das respostas. Entre as atividades a caminhada é a mais praticada, por 49,1%.

E foi com a caminhada que Solange Cappellesso, 48, gaúcha radicada em Valença no estado do  Rio de Janeiro há dez anos, iniciou o seu processo de mudança física que resultou em mais qualidade de vida e bem estar. Segundo Solange, há dois anos, ela se viu com 72 kg e 92 cm de circunferência abdominal.Para uma mulher com 1,55 como ela isso já era situação de risco.

É importante lembrar que a circunferência abdominal está diretamente ligada a doenças cardíacas. O recomendado para mulheres é abaixo de 80 cm e par homens abaixo de 94 cm. No caso de Solange ela já estava no estágio de alto risco para mulheres que é acima de 88 cm.

Solange disse que se sentia mal e infeliz já que está mais gorda do que na gestação do seu filho. Foi no marido e no filho que ela buscou apoio para dar os primeiros passos. " Conversei com eles e pedi que caminhassem comigo todos os dias. E assim iniciei a mudança na minha vida", destaca nossa personagem que hoje caminha com um grupo de mulheres todas as manhãs e corre duas vezes por semana a noite, além de fazer zumba duas vezes por semana e natação "quando dá para encaixar na agenda". Nos finais de semana ela participa de grupos de trilhas ecológicas.

Qual o resultado disso tudo? Hoje ela pesa 64 kg e tem a circunferência abdominal em 80 cm. Solange destacou que para obter esses resultados contou com o apoio de uma nutricionista ortomolecular e bastante apoio do marido e do filho. "A doutora Elis Regina me passou as recomendações. Segui direitinho. E me  esforcei, Deixei a preguiça de lado e busquei uma vida mais ativa", disse ao destacar que o marido e o filho - que é atleta foram fundamentais para todo o processo.

"Não é impossivel. É preciso força de vontade e foco. Se tiver isso e abandonar a preguiça todos podem conseguir", destaca Solange que hoje tem ritmo de atleta. Ela corre 7 km por dia e caminha 20 KM. Segundo ela,  isso trouxe mais animo, bem estar e felicidade.




Comentários

Postar um comentário