Tocantinenses "Henrique e Juliano" gravam DVD em espaço premiado internacionalmente


“Ele foi idealizado, projetado e construído para ser o abrigo das diversas manifestações culturais do coração do Brasil”, disse Eduardo Siqueira Campos, atual secretário das Relações Institucionais do governo do Estado do Tocantins e primeiro prefeito eleito de Palmas, sobre o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A obra, projetada por Paulo Henrique Paranhos, foi inaugurada em 26 de setembro de 1996.

Com o projeto da obra o arquiteto conquistou o 3º prêmio de jovens arquitetos do Brasil em São Paulo, no ano de sua inauguração. Em 1999, o Espaço Cultural de Palmas, representou o Brasil internacionalmente e conquistou o prêmio de obra executada AWARD Winning Architecture , entregue pela Editora Prestel , na Alemanha.

 Dezesseis anos depois de sua inauguração, o Espaço Cultural dará vida ao sonho de dois jovens tocantinenses que buscam reconhecimento nacional por meio da música sertaneja. Os jovens Henrique e Juliano vão gravar no local, no próximo dia 20 de novembro, o primeiro DVD da carreira. A estrutura foi escolhida por representar a acolhida à diversidade cultural do estado e por ter sido o lugar onde , há cerca de 3 anos, a dupla gravou o primeiro disco da carreira.

Henrique e Juliano, que fizeram questão que o DVD fosse gravado em Palmas, vão contar com a participação de importantes nomes da música sertaneja no evento que vai captar as cenas do álbum. São eles: João Neto e Frederico, que em 2011 utilizaram a Praça dos Girassóis para fazer a tomada de imagens do DVD “Ao vivo em Palmas” – que é sucesso nacional com canções como “Lê, Lê, Lê”, “Tá combinado” e “Meu coração pede carona”; Munhoz e Mariano, que há alguns anos já eram bastante conhecidos pelo cenário sertanejo e conquistaram a projeção nacional com músicas como “Camaro Amarelo”, “Eu vou pegar você tãe” e “Nuvem Negra”; e Marcos e Fernando, cantores da inesquecível “De Brasília à Argentina”.

O DVD terá a chancela de Eduardo Pepato e Ivan Myiazatto, dois dos dez mais importantes produtores do mercado audiovisual brasileiro. A dupla, que já assinou discos e DVD’s de artistas como Gusttavo Lima, Maria Cecília e Rodolffo, esteve em Palmas em 2011 para realizar a produção do DVD “João Neto e Frederico: Ao vivo em Palmas”.

O Espaço Cultural de Palmas

O Espaço Cultural José Gomes Sobrinho já recebeu inúmeros projetos culturais de relevância, foi palco para grandes nomes do cenário musical brasileiro e espaço para que muitos artistas iniciassem a carreira, com aulas de canto, dança e instrumentação, graças a projetos e ações desenvolvidas em sua estrutura. Eventos inesquecíveis como as quartas-culturais, que semanalmente traziam a capital do Tocantins nomes consagrados da música popular brasileira também fazem parte do histórico do local.

Como centro de integração social, das expressões da arte e da cultura, nacional e regional, o espaço também recebeu artistas como Fernanda Montenegro, Chico Anysio, Jô Soares, Arthur Moreira Lima, Quasar Cia de Dança, Siron Franco, Rubens Gerchman, Cláudio Tozzi, Ziraldo, entre outros. Cantores sertanejos como César Minotti e Fabiano, Bruno e Marrone também se apresentaram no local.

A obra localizada na região central de Palmas, que é mais nova capital do Brasil com apenas 23 anos, segue as linhas modernistas e geométricas da cidade. A duas quadras da Praça dos Girassóis, que é a maior praça pública da América Latina e segunda maior do mundo, o Espaço Cultural José Gomes sobrinho está construído em uma área de 57.600 m2. O  valor estimado para a construção foi de  R$ 4 milhões de reais.
O nome José Gomes Sobrinho chegou apenas em 2009, cinco anos após o falecimento do poeta, musicólogo, crítica e ativista cultural que era destaque na região centro norte do Brasil. Zé Gomes, como o poeta era chamado, é lembrado pelo otimismo, amor a cultura e incentivo aos artistas locais.

Comentários