O sertanejo Michel Teló com certeza entrou 2012 com os dois pés direitos. Aliás, o segundo semestre de 2011 já foi extremamente positivo para o cantor. E certamente “Ai se eu te pego”, música de trabalho do ano passado será para sempre muito especial na vida deste jovem matogrossense.
Graças a esta canção, Michel conquistou o mundo. Na última semana de 2001 a versão inglesa de “Ai se eu te pego” – que em inglês ficou “Oh, IF i catch you” ocupava o topo das paradas do itunes em vários países europeus. Ente eles Itália, Portugal e Espanha. Além disso, a canção estava a frente de hits de cantores consagrados como Adele e Coldplay.
Para quem não se lembra, a canção conquistou o mundo graças aos gramados de futebol. Verdade! Foi depois que o jogador português Cristiano Ronaldo – q eu joga no Real Madri – comemorou um gol com a coreografia da música que ela ganhou o mundo. O sucesso da canção coincidiu com a chegada do novo DVD do cantor “Michel na balada” – que tinha pretensões de lançar a carreira internacional do cantor. Mal sabia Michel e seus empresários que o sucesso chegaria antes do DVD.
O álbum, lançado na primeira quinzena de dezembro, já chegou ás lojas com mais de 100 mil cópias já vendidas. Além disso, o clipe “Ai se eu te pego” também é o vídeo mais visualizado do youtube. Já são mais de 90 milhões de acessos.
Na América Latina, ele ocupa a primeira posição em países como Argentina. A moda já chegou também aos EUA. O time de basquete Denver Nuggets, onde o brasileiro Nenê joga, divulgou em seu site, no último dia 24, um vídeo de ‘Feliz Natal’ em que os jogadores cantam e dançam “Ai se eu te pego”.
Na última semana do ano, a revista Forbes, uma das principais revistas dos Eua, fez uma matéria comparando o sucesso de Michel Teló ao de Carmem Miranda. O título da matéria era “ Você já ouviu falar de Michel Teló?”. No decorrer do texto, a revista considera o jovem cantor como talentoso e habilidoso.
Por que Michel na Forbes, uma revista com foco econômico? Isso ocorreu por que em 12 meses o cantor acumulou nada menos que de 12 milhões de dólares na conta bancária e de ter a música mais baixada no iTunes em países como Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Polônia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
"Aparentemente, o mundo está a fim de pegar Teló", comenta a Forbes ao lembrar da dificuldade de celebridade brasileira ganhar o estrelato internacional. A revista cita Carmem Miranda como verdadeiro sucesso e o caso de Xuxa como fracasso. Porém a Forbes coloca que apenas o tempo poderá decidir se Michel ultrapassará as barreiras latinas.
Porém, o que me deixa intrigada é o quanto o brasileiro é crítico, taxativo e preconceituoso. O sucesso de Michel é inquestionável. O seu talento está reconhecido em diversos países da América e da Europa. Mas, mesmo assim, uma parte segmentada da sociedade brasileira – que eu chamo de “pseudocult” insiste em questionar o talento e criticar a ascensão do cantor.
Vale a pena relembrar, para este segmento, que Michel é um cantor que representa a nova geração. Uma geração que canta a alegria, a felicidade e que vive na era da tecnologia e da informação. A música de Michel e de tantos cantores, deste novo momento, representam isso. A música é mais um retrato da sociedade em que se vive. Então não adianta querer que o Michel, o Luan, o Gusttavo Lima cantem músicas tristes, enfadonhas, com ritmos que remontem às décadas de 60,70 e 80 por que não é a realidade deles.
“Ai se eu te eu pego” é sucesso para a geração que vê Cristiano Ronaldo, Neymar e Pato nos campos. Tenho certeza que alguma outra canção fez parte da época em que Pelé e Garrincha jogavam bola. E essa música representou aquela geração.
Não estou aqui para questionar se são boas ou ruins as canções. Mas tenho certeza que ambas se destacaram! Mais sucesso ao Michel Teló!
Como todas as musicas banais de hoje em dia, essa é mais uma modinha que vai sair de cena brevemente, e essa musica "Ai se eu te pego", pra mim nem poderia ser consideram musica de verdade, e ainda mais representar uma geração no futebol!
ResponderExcluir