Por mais que os fãs não quisessem, foi preciso aprender a dizer adeus ao cantor Leandro. Há treze anos o cantor, que fazia segunda voz para o irmão Leonardo, de maneira triste e trágica, perdia a vida e finalizava uma das duplas de maior sucesso da música sertaneja.
Um câncer fulminante no pulmão foi a causa da morte, 1998. A doença do cantor comoveu todo o Brasil, que se preparava para uma Copa do Mundo e para receber o novo disco da dupla - que se chamaria Um Sonhador.
Foram exatamente 63 dias lutando contra a doença, com os recursos disponíveis. Mas, infelizmente Leandro não resistiu e veio a falecer. Durante o velório, na cidade de São Paulo, mais de 25 mil pessoas passaram para dizer Adeus a Leandro. O cantor foi enterrado em Goiania, cidade que revelou os irmãos para o mundo da música.
A comoção da família, como era esperado, foi imensa. Desde então, dona Carmem, mãe dos cantores, mantém em Aparecida de Goiania, cerca de 30 Km do centro capital, uma casa de apoio a pacientes com câncer que vão à capital de Goiás em busca de cura. A Casa de Apoio São Luiz. Além disso Dona Carmem é vista com frequência na ala infantil do Hospital Araújo Jorge, que é o hospital de tratamento de câncer em goiânia, fazendo visitas e auxiliando mães e pacientes.
Leonardo também passou a a realizar ações de cunho social para auxiliar pacientes carentes portadores de câncer. Anualmente, o cantor realiza um jantar beneficente para arrecadar fundos para as instituições. Chamado de Dia do Bem o evento tem reunido cantores da música sertaneja, empresários e representantes da sociedade em prol de ajudar o próximo.
O jantar é realizado na Montana, churrascaria dele em sociedade com Chitaõzinho e Xororó, com 100% da renda revertida para a Casa de Apoio São Luiz. Na edição do ano passado, o cantor Luan Santana doou um violão autografado, que foi arrematado por R$ 22 mil. Para a edição deste ano, já está prometida a realização de um show da dupla Jorge e Mateus, que vai reverter 100% do cache para a instituição.
A presença de Leandro ainda é sentida de forma intensa no estado de Goiás. Na entrada de Goianápolis, a capital do tomate, cidade onde nasceram os dois cantores, um monumento em homenagem ao cantor foi erguido e é atração turística. Em Goiania, uma praça foi levantada em homenagem ao cantor. A Praça , localizada no bairro São Carlos, foi inaugurada no dia 5 de maio de 2011 e tem um jardim em forma de violão e outro com nome de músicas que marcaram a história da dupla, dois playgrounds, dois pergolados, campo de futebol society com alambrado e iluminação, passarelas com acabamento em paver, minibosque, além de um busto do cantor Leandro.
Na festa do Santissimo, em Trindade, há cerca de 17 km do centro de Goiania, todos os anos uma missa é celebrada em homenagem a Leandro. O seu irmão Leonardo participa das missas e contribui com doações, que são leiloadas e revertidas em obras de caridade.
( Com o auxílio de Henyflávio Araújo)
Comentários
Postar um comentário