Você sabia que há regras para anúnicos de saúde? Conheça algumas



O marketing é cada vez mais procurado por diversas áreas e profissionais. Na era digital a máxima "quem não se comunica, se trumbica"dita por Chacrinha há vários anos é uma afirmação completamente real.

 Na área da saúde não é diferente, porém profissionais que atendem médicos, clínicas estéticas, odontólogos ou qualquer empreendimento ligado a saúde e bem estar devem tomar bastante cuidado.Preocupado com isso,  o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica.

O que diz esse manual?

Na prática, esse manual regulamenta o que os médicos podem ou não fazer.  Vamos às coisas práticas. Vocês certamente já viram anúncios do tipo "antes e depois", ou que usam a imagem do paciente. Pois bem, de acordo com o Manual da Publicidade Médica isso é proibido. Sobre isso, o texto diz que " é proibido expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo".

Também é proibido, de acordo com este manual, anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares; oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial; garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento; 
 
Vale ressaltar que todas essas proibições também valem para o marketing para as redes sociais. 

O que pode ser feito então Fernanda?

No caso dos médicos, depois farei um outro texto para odontologia e outro para as clínicas estéticas, a minha dica principal é gerar conteúdo. Dê dicas do que pode ser feito na sua área. Por exemplo, um profissional de cirurgia plástica pode explicar - em suas mídias sociais - como é recomendado que um paciente haja durante o seu período pós operatório. 

Acredito que o marketing de conteúdo é a melhor opção para os profissionais desta área, visto que apresentar conteúdo e dicas de saúde não estão entre os itens proibidos por lei. É muito importante ficar atento por que, apesar da fiscalização ainda não atuar de maneira satisfatória, podem ocorrer punições e o cliente pode ser prejudicado. 


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