Na área da saúde não é diferente, porém profissionais que atendem médicos, clínicas estéticas, odontólogos ou qualquer empreendimento ligado a saúde e bem estar devem tomar bastante cuidado.Preocupado com isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica.
O que diz esse manual?
Na prática, esse manual regulamenta o que os médicos podem ou não fazer. Vamos às coisas práticas. Vocês certamente já viram anúncios do tipo "antes e depois", ou que usam a imagem do paciente. Pois bem, de acordo com o Manual da Publicidade Médica isso é proibido. Sobre isso, o texto diz que " é proibido expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo".
Também é proibido, de acordo com este manual, anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares; oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial; garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
Vale ressaltar que todas essas proibições também valem para o marketing para as redes sociais.
O que pode ser feito então Fernanda?
No caso dos médicos, depois farei um outro texto para odontologia e outro para as clínicas estéticas, a minha dica principal é gerar conteúdo. Dê dicas do que pode ser feito na sua área. Por exemplo, um profissional de cirurgia plástica pode explicar - em suas mídias sociais - como é recomendado que um paciente haja durante o seu período pós operatório.
Acredito que o marketing de conteúdo é a melhor opção para os profissionais desta área, visto que apresentar conteúdo e dicas de saúde não estão entre os itens proibidos por lei. É muito importante ficar atento por que, apesar da fiscalização ainda não atuar de maneira satisfatória, podem ocorrer punições e o cliente pode ser prejudicado.
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