Sempre falamos que a dica principal para que o instagram "bombe" é que ele apresente fotos, vídeos e textos atrativos para o público. Isso vale para feed e para stories. Mas há um segredinho que poucas pessoas revelam: o algoritmo do instagram.
O meu post de hoje fala justamente sobre isso: como usar o algoritmo do instagram a nosso favor. De maneira bastante resumida, podemos dizer que são sete as chaves para usar o algoritmo para bombar o instagram.
Quais são essas chaves?
1. Engajamento: A popularidade medida em métricas como curtidas e comentários.
Quando um post é publicado no Instagram, os algoritmos o mostram para uma audiência de exemplo e analisam como a audiência reage ao conteúdo. Se a reação é positiva ao post, o algoritmo vai mostrar o post para mais pessoas.
Uma publicação com maior engajamento tem mais chances de aparecer no seu feed do Instagram. Os tipos de engajamento mais frequentes são os likes, comentários, visualizações de vídeo, compartilhamentos (via direct), salvar, ver histórias e assistir vídeos ao vivo.
Quando uma pessoa que te acompanha curtiu o post, o Instagram também presume que um amigo dele também pode se interessar na publicação e mostra para ele.
A informação que não podemos esquecer é que ranking dos posts não será considerado um concurso de popularidade. Posts com menos engajamento, mas que são relevantes para você, também poderão aparecer no topo do seu feed.
2. Contexto/Relevância: os tipos de conteúdo que você está interessado e interagiu
O Instagram já deixou bem claro que mostra primeiro o conteúdo que o usuário mais gosta. Ou seja, a ordem das fotos no feed é definida pela probabilidade de interesse pelo conteúdo ( olha aí um grande motivo para não comprar seguidores, mas esta é outra conversa), pelo engajamento coma a publicação e com a atualidade da publicação.
A maneira como o Instagram define isso não foi revelada, mas o conhecimento que especialistas tem conseguido levantar informam que pode ser levando em consideração o conteúdo que o usuário interagiu no passado, as hastags utilizadas e o conteúdo com que o usuário se envolve com maior frequência.
3. Conexões: os perfis que você interage regularmente
“E não importa quantas contas você seguir, você deve ver últimos posts do seu melhor amigo.” Esta declaração do Instagram ao anunciar seu novo feed diz muita coisa. Na verdade, diz tudo.
O conteúdo de seus “melhores amigos” - leia como as pessoas com quem você mais interage e se interessa, provavelmente vai aparecer no topo do feed.
Há ainda vários outros fatores como: Pessoas que recebem mensagem direta, as pessoas que o usuário envia mensagem direta é considerada como de maior relevância em relação as outras. Então tende a ter destaque no feed. O mesmo acontece com pessoas que o usuário procura e pessoas que ele conhece na vida real - que são identificados por marcações nas fotos.
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