Meu reencontro com o Facebook e a descoberta da sua funcionalidade



Confesso que sempre, desde o início, me perdi pelo Facebook e pelas suas inúmeras funcionalidades. São muitas funções que geram likes, comentários, compartilhamentos e que vão gerando um grande ciclo no decorrer da propagação da publicação. Acho que tinha um pouco de rejeição pela plataforma porque ela me assustava pela dificuldade em conseguir monitorar tudo que diz respeito a um perfil ou marca nesta plataforma.

Há alguns meses - uns 6 para ser mais exata - após algumas conversas e um curso maravilhoso que fiz com Kamila Mendonça - especialista e consultora (daquelas de primeira), diretoria do Comunicando Marketing Digital - em marketing digital ( Para ser mais exata, o curso foi Mídias Digitais) - voltei a estudar o facebook e passei a observá-lo com outros olhares. Na verdade, deixei de olhar o Facebook como usuária e passei a observá-lo como profissional de propaganda, marketing e mídias digitais que sou.

Sabe o que percebi? Risos! Percebi muitas coisas - que vou listar abaixo para vocês. Porém, a principal delas foi que eu estava sendo imatura e pouco profissional, pois estava julgando a rede social com base em experiências que havia tido há anos e que já não valem mais para o Facebook, que é um excelente aliado para um bom planejamento de marketing digital.

As minhas novas descobertas sobre o Facebook são:

1. Sim! O Facebook dá MUITO RESULTADO  e deve fazer parte de uma campanha de marketing digital, desde que o público-alvo esteja lá. Eu tinha a falsa imagem  - que eu deveria ter vergonha de falar - de que o Facebook estava morrendo e ficando obsoleto. Estava MUITO ENGANADA.

De acordo com dados divulgados pelo próprio Facebook, ao final de março deste ano, a companhia encerrou o primeiro trimestre de 2017 com 1,94 bilhões de usuários mensais ativos e 1,28 bilhões de pessoas usando a rede social todos os dias. É muita gente meu povo!

A base de usuários mensais cresceu 17% ano sobre ano e a base de usuários diários saltou a uma taxa um pouco maior a 18% durante o mesmo período. Isso quer dizer que o crescimento se mantém firme, algo que é único para uma companhia com uma base tão global e massiva de usuários. No trimestre anterior, o Facebook teve taxas de crescimento idênticas.

Isso tudo para dizer meu povo que o público está no facebook e que as empresas e pessoas devem sim investir tempo, criatividade e até dinheiro, se for o caso, no facebook.

2. É importante estar ativo. Este é um mandamento que serve para todas as redes sociais, mas para o Facebook parece que é mais importante. É muito interessante que você responda suas mensagens e comentários o mais rápido possível, como também que você curta, comente e interaja com seus fans, se deseja o crescimento da sua página. 

Por que isso acontece? Bom, confesso que eu  ainda me confundo um pouco nesta explicação - mas vou tentá-la de atrevida. Tudo isso acontece por causa do algorítmo -  que é um recurso utilizado para, principalmente, determinar o que é posto em primeiro no seu feed da tela principal.

Há uma estimativa que um usuário comum do Facebook tem contato diariamente a 1500 posts e que só presta atenção em cerca de 20% daquilo que recebeu. O que isso tem haver com o papo de estar ativo e do algoritmo? Bom, é o algoritmo que define quem tem mais espaço e as suas interações podem interferir nisso. Sabe porque?

1) O Facebook leva em consideração o nível de interações entre usuários, e isso conta quantas vezes você o pesquisou na rede, quantas vezes vocês trocaram mensagens, curtiram postagens um do outro etc.

2) Quanto mais recente a postagem, maiores as chances dela aparecer no seu feed.

3)O que você prefere ver no seu feed? Você costuma curtir mais fotos, vídeos ou textões?
O Facebook se lembrará das suas opções na hora de organizar o s feed, colocando em primeiro o tipo de conteúdo com o qual você mais interage.

4) Como sua rede de amigos interagiu com uma postagem também é levada em consideração. Se eles curtiram, comentaram ou compartilharam algo de maneira massiva as chances desse post subir no seu feed são grandes. E, se você estiver presente curtindo e respondendo os comentários e os compartilhamentos essas chances aumentam ainda mais. Entendeu porque é importante estar sempre presente?

3- Qualidade no conteúdo gera mais interação. Esse é um mandamento antigo, porém que deve sempre ser recordado. Fotos, vídeos e textos de qualidade e com maior originalidade trazem maior repercussão para o seu post e o coloca com maiores chances de ter destaque na peneira do algoritmo.

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